quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O futuro da informação aqui e agora

Passamos pela Web 1.0, com a popularização da internet e distribuição de informação, e pela Web 2.0, a chamada Web Participativa, com o boom de blogs e redes sociais. Agora, fala-se em Web 3.0, ou Web Semântica, como um momento de organizar um pouco a enorme quantidade de conteúdo nético e dar mais precisão às buscas. Neste caminho, serviços que reúnem dados e conteúdos de rede sociais, de blogs, site etc., e os transformam em informação, têm feito bastante sucesso na internet.

O Qwiki, por exemplo, é uma ferramenta de informação em tempo real. Você poderia me perguntar, tipo um Google? Eu diria que um pouco mais. Pense num Google onde você digita sua pesquisa e ela aparece com seleção de trechos de vários conteúdos disponíveis. Agora imagine, e se ao invés de apenas texto, você recebesse um vídeo-enciclopédico, construído em tempo real?

Parece ficção científica? Mas o Qwiki está chegando por aí. O site ainda não foi lançado e o projeto ainda está em fase de captação de recursos, mas você pode se cadastrar para a versão alpha aqui

Assista ao vídeo:

Qwiki at TechCrunch Disrupt from Qwiki on Vimeo.


Outra ferramenta interessante, mas apenas para usuários de Ipad, é o Storify, “o criador de reportagens”. Ele oferece a oportunidade de organizar a informação das redes sociais como uma página de jornal. Você faz uma busca por um tema, escolhe os resultados que deseja e organiza as informações de forma que faça sentido, como um jornalista recolhendo informações sobre um assunto.

Assista ao vídeo:

Storify demo from Burt Herman on Vimeo.


Discussões sobre o emburrecimento gerado pela internet, manipulação de informação, domínio das máquinas e um sem número de teorias da conspiração não param de surgir na internet.

Enquanto isso, vamos acompanhando a história da informação em real time e ver o que mais vem por ai.

Sem comentários: